Sexta, 29 de março de 2024

As vantagens da antecipação de recebíveis.

25/08/2017

Antecipar é garantir o fluxo de caixa sem comprometer o saldo mensalmente.

Planejamento é uma palavra constante no dia a dia de boas empresas. Por isso, quando um investimento, uma iniciativa de expansão, enfim, qualquer movimento de busca por mais espaço no mercado é idealizado, é necessário fazer ajustes nas finanças ou até contratar um financiamento.

Porém, todo empresário sabe que imprevistos acontecem: é uma grande demanda que parte de algum cliente de uma hora para outra, alguma sazonalidade que precisa ser aproveitada, a entrada de novos clientes de uma só vez, a necessidade de uma contratação imediata. As razões são muitas. Nesta hora, o que fazer?

Empréstimo é uma opção. Aliás, eles são recorrentes quando há uma estratégia de expansão. Mas e se a empresa puder antecipar um dinheiro que já é dela e que só será incorporado ao caixa no futuro? Não seria bem melhor?

Então! É essa a vantagem da antecipação de recebíveis na comparação com uma linha de financiamento. Isso porque no empréstimo, a empresa tem o compromisso de todo mês separar uma quantia para saldar o financiamento junto ao banco. Tudo bem que você usou esse dinheiro para garantir o funcionamento do negócio, mas a grande questão aí são as taxas, juros e impostos pagos nessa transação. E isso precisa ser colocado na ponta do lápis.

Com a antecipação de recebíveis, você não está tirando do caixa da sua empresa para pagar o banco. O que acontece é uma instituição antecipar para você um dinheiro que já é seu, mas que só fará parte do patrimônio da sua empresa quando o cliente pagar. Isso desconsiderando o risco da inadimplência.

Antecipar, então, é garantir o fluxo de caixa sem comprometer o saldo mensalmente. Claro que há taxas sobre a transação, mas elas normalmente são menores que nos empréstimos. Além disso, com cuidado e critério, é possível escolher uma empresa séria que ofereça essa solução a partir de condições que estejam mais adequadas às necessidades do seu negócio.

Para escolher a opção mais adequada você já tem um bom caminho: a antecipação. Agora resta ficar atento e escolher também a melhor empresa para lhe oferecer este serviço. Quer saber mais? Entre em contato com a Girocredi.