Sábado, 20 de abril de 2024

Os benefícios de terceirizar as cobranças na empresa

24/08/2017

Concentrar as equipes para atuar com foco e dedicação integral à atividade-fim é de grande importância.

O ambiente de negócios exige a cada dia mais atenção: o dinamismo do mercado, a inovação como meta de empresas que buscam sempre destaque, os desafios da economia. Neste cenário, concentrar as equipes para atuar com foco e dedicação integral à atividade-fim é de grande importância.

Além disso, existe outra realidade que demanda um esforço importante: o relacionamento com os seus clientes. Quando ocorre a inadimplência, dois cuidados são necessários. Um é solicitar o acerto da pendência sem arranhar o histórico de negócios entre as partes. O outro é uma necessidade natural de receber pelo produto vendido ou pelo serviço prestado.

Essas são algumas situações comuns no ambiente de negócios, mas que precisam ser tratadas de modo estratégico e planejado. Mas por que estamos apresentando este contexto? Bom… iniciamos expondo essas situações para falar sobre a terceirização da cobrança.

Veja: se o dinamismo do mercado pede que as equipes da empresa estejam atuando com foco total na produção de resultados, na inovação, no desenvolvimento, alocar algumas pessoas para fazer cobranças pode, além de desmotivar o time, impactar negativamente nos resultados. Ainda que se consigam recuperar os valores não pagos, outras despesas vêm à tona nesses momentos.

A primeira é a retirada de alguns colaboradores das atividades de prospecção de clientes, faturamento, atendimento, para fazer a cobrança e toda a burocracia e o desgaste que acabam vindo junto a esta atividade. As outras despesas tem a ver com os gastos de telefonia, visitas, correio ou mesmo a estruturação de uma equipe própria para desempenhar esse serviço.

Mas não são só perdas financeiras que podem ocorrer em caso de se optar por fazer a própria cobrança. Como dissemos, há a chance de ocorrer desgaste no relacionamento. Embora alguns clientes inadimplentes reconheçam a situação e compreendam a importância de quitar as pendências, um deslize no atendimento pode arranhar a relação de ambos. E não é esse o objetivo. É preciso fazer a cobrança deixando as portas abertas. É necessário que o cliente não se sinta constrangido ou incomodado de voltar a fazer negócio com a empresa que lhe cobrou.

É nesse sentido que a terceirização da cobrança se mostra uma alternativa importante. Com a parceria de uma empresa respeitada no mercado, formada por profissionais experientes e qualificados e com a estrutura e recursos ideais para fazer este trabalho, é possível receber os valores devidos, recuperar o crédito desse cliente e apontar protestos e negativação por meio de Pendência Financeira do Serasa (PEFIN).

Por consequência, os profissionais estarão todos atuando com dedicação integral à atividade-fim, contribuindo para o desempenho da empresa e, ao mesmo tempo, resgatando os recebíveis sem comprometer as tarefas principais.