Sábado, 24 de agosto de 2019

Custos sazonais: como se planejar desde já para o fim do ano.

09/10/2017

As sazonalidades são muito importantes para o mercado. Afinal, essas datas nada mais são do que oportunidades para fazer o seu negócio crescer.

Fim de ano é sempre uma época de grande impacto para todas as empresas, pois além de ser um momento para comemorar as conquistas, é também um período de muito trabalho e gastos. Você acha que estamos muito adiantados em tratar desse assunto? Pelo contrário! Agora mesmo é hora de começar a pensar nesse período, que aumenta os gastos de todas as empresas de uma maneira bem considerável. É só lembrar dos encargos trabalhistas, férias e décimo terceiro salário que devem ser pagos aos funcionários. Há, ainda, um aumento natural na produção, o que, consequentemente, reflete no orçamento. Logo, planejar-se para arcar com os custos sazonais é primordial para o sucesso do seu negócio.

As sazonalidades são muito importantes para o mercado. Afinal, essas datas nada mais são do que oportunidades para fazer o seu negócio crescer.  Ou seja, se você está atento ao que acontece ao seu redor, mais chances tem de se destacar perante seus concorrentes. Por isso, saber quais são os principais fatores sazonais e como eles podem impactar a sua empresa é o primeiro passo para sair na frente e aumentar as vendas.

Em relação ao fim de ano, o maior período sazonal para grande parte das empresas, ele também  é uma época que concentra maior arrecadação financeira, mesmo em tempos de crise. No entanto, quando falamos em aumento das vendas, é necessário ter em mente que isso significa mais custos para o seu negócio, além daqueles já previstos, como é o caso dos encargos trabalhistas que citamos no início do texto. Em muitas situações, dependendo do seu ramo de atuação, é preciso até contratar novos funcionários para dar conta do aumento da produção. E tudo isso são detalhes que devem ser muito bem planejados para que, no fim, você alcance os seus objetivos. E lembre-se: apesar de estarmos falando do fim do ano, esses investimentos precisam ser feitos agora mesmo, porque é preciso que a sua empresa se prepare para esse período. Não dá para deixar tudo para cima da hora!

Vale mencionarmos aqui também que muitas vezes, embora períodos sazonais deem um bom retorno, o investimento inicial nem sempre está à disposição para dar conta de todos os gastos. Por isso, existem soluções para captação de recursos, como a antecipação de recebíveis e a cobrança terceirizada, que podem ajudar bastante o seu empreendimento.